As minhas ovelhas ouvem a minha voz . Eu as conheço e elas me seguem.
João capítulo 10, versículo 23.
Nos tempos em que Jesus esteve entre nós, o pastoreio de ovelhas era uma prática comum na região de Jerusalém e cidades circuvizinhas e por esse motivo Jesus, com sua sabedoria, usa o contexto da época como ferramenta para explicar o reino dos céus.
As ovelhas são animais que dependem totalmente de seus pastores para sobreviverem aos desafios do cotidiano e o pastor dedica-se totalmente a elas. Logo pela manhã, o pastor conduz as ovelhas ao pasto. Ele sai antes do sol nascer para que as ovelhas não sofram no sol escaldante do deserto, que é o caminho pra se chegar até a pastagem.
Com Deus passamos por muitos desertos. Por muitas, vezes algumas situações que passamos não são tão agradáveis. Coisas e pessoas que temos que suportar na caminhada até o destino final que o nosso Deus quer nos levar.
As Ovelhas são animais naturalmente medrosos. Tem medo até da própria sombra e do barulho das águas, e, por esse motivo, os pastores faziam uma vala funda o suficiente para que a água fica-se acumulada e as ovelhas beberem sem medo. O salmista, no Salmo 23, versículo 2, diz: … me leva a águas tranquilas.
Esse nosso pastor que cuida de tudo para nos sentirmos seguro, em meio ao barulho do mundo e notícias ruins. Nós temos a paz que o mundo não tem, pois não querem esse pastor; pelo contrário, querem viver em uma vida desgarrada, longe da presença do Senhor.
Temos que viver na dependência do bom pastor que é Jesus, que deu sua vida para nós salvar. Ele é a porta e suas ovelhas passam por ela; o pastor chama e elas reconhecem a sua voz e separa do meio do rebanho as suas, ele tira um rebanho dentre outro.
Temos que entender que ser ovelhas requer compromisso com o pastor, uma troca de cumplicidade, relacionamento, intimidade e isso é demonstrado quando confiamos Nele totalmente.
1ª Pedro capítulo 5, versículo 7 … lancemos sobre ele toda nossa ansiedade.
O bom pastor está perto, cuidando, e o porteiro que guarda a porta do aprisco é o Espírito Santo que nós conduz até Ele. Sigamos e permaneçamos em estar no aprisco, pois é o lugar seguro onde tem alimento e água. Jesus é o pão que desceu do céu e a água da vida.